sexta-feira, 18 de outubro de 2013

I Semana de Pedagogia - Palestras e Oficinas "Arte-educação e Robótica"

Nos dias 16 e 17 de outubro tivemos o privilégio de participar da I Semana Pedagógica da Fise-Faculdades Integradas de Sergipe na cidade de Tobias Barreto. O convite foi feito por Alessandra Monteiro, coordenadora do curso de Pedagogia, Wecsley Oliveira e Danielle Souza atenderam prontamente. Foram duas palestras seguidas de oficina, uma sobre Arte e Educação, outra sobre Robótica. No começo, apreensão por ser a primeira vez palestrando, mas, a receptividade da turma fez com que isso passasse rapidinho. Foram momentos importantes de troca de experiência e vivência lúdica que guardaremos com muito carinho e honra.


Com o tema "Educação e Arte: ressignificando conceitos com a arte com jornal” Wecsley abordou sobre a arte enquanto veículo de comunicação dos artistas, a importância do desenho para as crianças e expôs as técnicas de produção artística com com jornal, bem como a aplicação prática dessas em sala de aula. Na sequência, durante a oficina, foram enfatizados conceitos relacionados às habilidades e competências necessárias para o desenvolvimento do trabalho em equipe. Foi muito gratificante ver as pessoas se envolvendo, se movimento de forma organizada para alcançar o objetivo proposto, a composição de uma mandala coletiva, onde cada um contribuiu no mínimo com um caracol de jornal. 




Danielle Souza explanou sobre o tema "A Robótica como instrumento desenvolvedor de competências e habilidades". Ela iniciou a palestra expondo os conceitos sobre Robótica e diferenciando de "Robótica Educacional". Abordou assuntos como os 'pilares da robótica: mecânica, eletrônica e programação', a importância do trabalho em equipe e foi enfática ao se posicionar sobre a atuação e intervenção do professor na sala de aula. A oficina começou com a exposição do Kit Educacional Lego, onde um voluntário testou o dispositivo através de aplicativo android em um celular. Na sequência, sabiamente Danielle utilizou os recursos da 'Robótica Alternativa' para promover o trabalho em equipe, bem como, expor conteúdos de mecânica e estrutura através da composição de um carro com propulsão de bexiga, provando que os ensinamentos propostos com Robótica estão acessíveis a todos, independente do valor financeiro investido. Os alunos responderam com surpresa e entusiasmo participando de uma pequena disputa no mesmo local da palestra.








Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...