terça-feira, 26 de maio de 2015

Colcha de Retalhos - Oficina de Arte-educação na III Semana Pedagógica das Fise

Entre desenhos e rendados, histórias e significados, surgiu uma bela colcha de retalhos. Comemorando o dia do Pedagogo nas Fise, no dia 20 de maio, conheci um pouco mais dos alunos do primeiro período do curso de Pedagogia. Um momento iluminado de partilha de saberes onde ‘Bianco’ se fez presente mais uma vez.

Cada ser tem a sua história, e cada história seus desafios com derrotas e conquistas. Conseguir transformar o caminho percorrido numa trajetória de aprendizado e momentos felizes é o que torna as histórias distintas. “Bianco” consegue instigar o pensamento reflexivo, nos mostra o ‘fardo’ da vida como um aprendizado que nos levará a infinitas possibilidades.

A oficina “Colcha de Retalhos”, foi estruturada na metodologia triangular do ensino de arte-educação. A contextualização aconteceu através de uma conversa informal, sobre o ensino de arte, e os caminhos que nossas escolhas nos levam. Em seguida, a contação da história de “Bianco” prendeu a atenção e arrancou aplausos dos participantes da oficina.

A etapa do “fazer” aconteceu com o registro livre em papel sulfite de algo que tivesse um significado para os participantes. Um outro papel foi preparado com a técnica de rendado. Essa etapa foi concluída com a ação do grupo na colagem dos módulos produzidos por cada participante, e a composição de um livro ilustrado com os registros pintados por cada um.

A “apreciação” aconteceu com a contemplação do trabalho concluído, e com a ressignificação de conceitos através da transposição de linguagem. Os participantes puderam expressar seus sentimentos, bem como ponderar a ação individual e do grupo na elaboração da oficina. Também perceberam as possibilidades de aplicação do método da oficina, adequando os conteúdos das etapas da metodologia triangular para os mais diversos temas.

Finalizamos esse momento iluminado com vários registros fotográficos, sorrisos e a certeza de que a educação, por mais desgastada que esteja em nosso país, é um caminho lindo e repleto de possibilidades, onde a arte e a criatividade contribuem muito com ações colaborativas que valoram a expressividade e o senso crítico.

Finalizo esse ‘post’ com o coração recheado de agradecimentos as minhas mestras, amigas e guruas Néclea Dantas, Jussara Maria, Solange Guedes e Alessandra Monteiro.

Confiram as todas as fotos aqui.





 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...