sábado, 6 de junho de 2015

Arte e conhecimento artístico

Prof. Wecsley Oliveira
fonte da imagem: http://goo.gl/KUtlvC 

O ensino e aprendizagem de Arte deve ir além do mero fazer artístico. As atividades e estratégias de ensinagem devem ter como foco principal o desenvolvimento humano e assim contemplarem o aprimoramento da expressividade, criatividade e sensibilidade.

As crianças têm uma percepção sobre a arte diferente dos adultos. Os pequenos desfrutam do prazer e satisfação do fazer artístico sem o medo de errar, uma atividade lúdica onde exploram a criatividade e colocam a arte como recurso de comunicação e expressão. Já adultos, percebem a arte como a expressão do belo, um olhar que enfatiza o caráter estético da arte exposta em museus e galerias.

É importante considerar as fases do desenvolvimento cognitivo das crianças. Por volta dos 2 anos, começam a se expressar através das garatujas que não somente registros no papel, elas podem ser sonoras e corporais, fase em que a criança emite sons como se estivesse cantarolando canções, ou movimenta-se como se estivesse executando uma coreografia. À medida que vai crescendo, outras habilidades vão sendo adquiridas. Entre 4 e 7 anos, a descoberta do significado e nome das coisas. Dos 9 aos 10, a autocrítica e noção de aprovação e reprovação. Por volta dos 12 anos, na adolescência, desenvolvem o senso de realismo estético e a necessidade do convívio em turmas.

Ao professor de Arte cabe a exploração das linguagem artísticas: artes visuais, música, dança e teatro. A experimentação de materiais artísticos contribui para o desenvolvimento da criatividade e deve ser valorizada e incentivada. A mediação dos assuntos pode partir do conhecimento prévio dos alunos, e seguir com a apresentação de possibilidades de aprendizagem significativa.

Ensinar e aprender arte não é somente manipulação de materiais artísticos para aprimorar coordenação motora ou elucidar datas comemorativas. Sobretudo, ensinar e aprender arte é contribuir com a formação de seres humanos mais conscientes acerca do convívio social.




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