sábado, 6 de junho de 2015

Composição de mapa mental e estudo das cores nas aulas de FTM Arte-educação

Prof. Wecsley Oliveira

Nessa semana, no curso de Pedagogia das Fise, a aula de “Fundamentos da Arte” foi sobre o arte e conhecimento artístico. No primeiro momento discussões acerca das teorias que envolvem a beleza e a estética da arte na percepção de adultos e crianças, as fases de desenvolvimento cognitivo de acordo com a faixa etária infantil e principalmente o papel do professor de arte-educação. No segundo momento um estudo prático acerca das cores primárias e secundárias. 

A estratégia de ensinagem para a aula sobre arte e conhecimento artístico foi o mapa mental. Os alunos do 3º período de Pedagogia A e B escolheram os conceitos e palavras-chave que estavam dispersos no centro da sala e fixaram no quadro branco. A cada tarjeta selecionada, um depoimento, um desvelar de conhecimento compartilhado com o grupo. As conexões traçadas no quadro representavam a assimilação do conhecimento por todos da turma. 

No segundo momento, a oficina com estudo das cores trouxe instantes de descontração, interação e vivência. Os alunos utilizaram cores primárias e a partir de misturas, chegaram às cores secundárias. O registro do trabalho ficou na “ficha de produção artística” onde foram exploradas possibilidades de aplicação do conteúdo apresentado, tais como: composição de círculo cromático, analogia à sentença matemática (representação da soma das cores) e legendas. 

Confiram os registros fotográficos desses momentos únicos de aprendizado e partilha.


























Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...