terça-feira, 27 de outubro de 2015

Uma reflexão sobre a atuação da Coordenação Pedagógica

Prof. Esp. Wecsley Oliveira
fonte da imagem: http://escolaeducacao.com.br/wp-content/uploads/2015/06/curso-de-coordenacao-pedagogica.jpg

A problemática da atuação da coordenação pedagógica, sobretudo no que refere à formação continuada de professores, tem gerado indagações tanto no contexto escolar quanto nas produções acadêmicas. Como deve atuar o coordenador pedagógico? Qual a quantidade necessárias desses profissionais numa instituição de ensino? O que deve saber para exercer sua função?

Obs.: essa postagem tem a finalidade de explorar as TICs na execução de atividade colaborativa. Os alunos do curso de Pedagogia manterão uma discussão saudável e coerente através do registro de comentários. Os registros de terceiros serão mantidos se o conteúdo contribuir positivamente com a proposta da atividade, do contrário, serão excluídos.

16 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. O coordenador pedagógico deve está atento as mudanças socioculturais da atualidade, pois a mesma influenciará diretamente no aprendizado dos seus alunos. Sensibilizando os professores para as mudanças que ocorrem no contexto, por isso é de suma importância a formação continua dos coordenadores pedagógicos. Ou seja deve-se haver inovações no âmbito escolar. ( Jocilene )

    ResponderExcluir
  3. O coordenador pedagógico deve atuar na elaboração de atividades e projetos para acompanhar aqueles alunos que tenham dificuldades de assimilar os conteúdos propostos, criando meios junto ao discente, para que este aluno alcance seus objetivos, a cada escola deveria no mínimo ter quatro profissionais por turno, o coordenador precisa está atento aos problemas da escola buscando soluções junto a direção escolar. ( Patrícia)

    ResponderExcluir
  4. O Coordenador deve ser um profissional com formação ampla, que exerça diversas ações para o crescimento e desenvolvimento do grupo (aluno, professores, pais, etc), acompanhando os problemas e buscando solucioná-los.A quantidade de profissionais será de acordo com a necessidade da instituição, sendo que os mesmos visem a importância de uma formação qualificada .
    Renata Alves

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. O coordenador pedagógico deve atuar de maneira simplória em todos os âmbitos da escola, oferendo condições para que os professores possa aprofundar na sua área, ou seja, trata-se de um compromisso político que induz a competência profissional e acaba por refletir na ação do educador. sua tarefa não é fácil, pois exige participação para a integração de todos os profissionais em sua complexidade. A quantidade é de acordo com a necessidade da instituição. E para exercer sua função com mais ênfase é necessário que este tenha qualificação superior para poder ampliar os conhecimentos do seu professorado. ( Naiara de Jesus Santos Andrade)

    ResponderExcluir
  7. O COORDENADOR DEVE ATUAR JUNTAMENTE COM OS PROFESSORES PARA TER UM MELHOR DESENVOLVIMENTO NA ESCOLA PARA OS ALUNOS, ELE DEVE PARTICIPAR DE ATIVIDADES E PROJETOS QUE SÃO DESENVOLVIDOS PELA ESCOLA E ACOMPANHAR OS TRABALHOS DOS ESTUDANTES, O COORDENADOR DEVE ATUAR DE MANEIRA AMPLA EM TODOS OS ÂMBITOS DA INSTITUIÇÃO OFERECENDO APOIO A TODOS OS PROFESSORES.(ADRIELLE DE JESUS SANTOS)

    ResponderExcluir
  8. O coordenador é o elo primordial numa instituição escolar, orienta nos planejamentos curriculares, na gestão, nos projetos sociais, auxilia nas decisões dos professores, na construção de novas ideias e esta interligado com a comunidade. A depender da escola deverá contém dois coordenadores, que tenha formação acadêmica, experiência e maturidade suficiente para mediar ações ou conflitos dentro ou fora do ambiente escolar. ( Maria José C. Santos Mendes)

    ResponderExcluir
  9. O coordenador pedagógico pode atuar de forma colaborativa com os demais profissionais da educação para desenvolver um trabalho relevante e com êxito junto com os seus colaboradores, uma vez que, todo e qualquer trabalho pensado em grupo e com o grupo tende a resolver com maior facilidades possíveis problemas grupais. Um bom coordenador pedagógico tem autonomia, flexibilidade e orienta a prática pedagógica dos profissionais da educação.

    ResponderExcluir
  10. O COORDENADOR PRECISA TER UMA FORMAÇÃO ACADÊMICA PARA ATUAR NA ESCOLA,PARA PODER PARTICIPAR DE PROJETOS E ATIVIDADES NA ESCOLA, SUA PARTICIPAÇÃO DEVE SER DE MEDIADOR ENTRE ALUNOS E PROFESSORES, DEVE ATUAR EM TODOS OS ÂMBITOS NA ESCOLA PARA QUE SUA PARTICIPAÇÃO SEJA COMO APOIO AOS PROFESSORES, ALUNOS E A COMUNIDADE.( MARIA ROSIELE SOUZA NASCIMENTO)

    ResponderExcluir
  11. Cabe o coordenador planejar, coordenar, gerir, acompanhar, intervir e avaliar todas as atividades pedagógicas e curriculares da escola, é essecial que a sua formação sempre esteja em construção, que saiba lidar com mudanças e ser um agente transformador das mesmas. por ser um trabalho que exige bastante atenção, disposição e entusiasmo, cada escola deveria ter ao menos 3 coordenadores.
    (Janicleia Sousa De J Moraes)

    ResponderExcluir
  12. o coordenador pedagógico deve ser um profissional da área que tenha grande responsabilidade com o seu trabalho de saber lidar e passar aquilo que de fato seja preciso para o educador quando uma escola tem um coordenador de qualidade quem ganha e a direção alunos pois esse profissional tem sempre idéias novas. (Terezinha Bispo)

    ResponderExcluir
  13. o coordenador pedagógico será aquele que irá nortear os processos educacionais, promovendo projetos, acompanhamentos com os professores tendo a função de promover melhorias nas práticas pedagógicas,tendo como finalidade propor ações para serem desenvolvidas com base na necessidade da instituição. Portanto é necessário que o coordenador ao exerce esse cargo esteja preparado para fornecer bases teórica para nortear reflexões sobre as praticas abordada na instituição. (suzana Franca dos santos)

    ResponderExcluir
  14. Ademir de Jesus Freire3 de novembro de 2015 15:55

    A depender do Projeto Político Pedagógico (PPP) que está sendo trabalhado em determinada escola, o coordenador pedagógico têm função de dar continuidade aos processos de evolução do projeto sem esquecer da missão, da visão e dos valores que a escola possui, para que cumprindo com tudo isso a sociedade possa ver a escola com outros olhos. Por isso que o coordenador pedagógico deve ser criativo no ambiente ao qual ele(a) convive e ter uma visão mais ampla dos fatos que está acontecendo dentro da próprio estabelecimento ao qual faz parte. E cabe também ao coordenador pedagógico observar como está sendo cumprida as metas ou etapas do projeto, porque se essa metas não estão sendo cumpridas, é necessário que sejam revistas as ações desempenhadas por todos(porteiro, merendeira, professor, diretor, coordenador etc.) para que procurem uma solução para os problemas que acontecem dentro do estabelecimento de ensino. E se todas as ações forem desempenhada com êxito por todo, os alunos vão sair ganhando nesse jogo, porque os professores irão está formando pessoas críticas e autonomia para desenvolver suas funções dentro da sociedade ao qual ele faz parte, ou seja, os professores estão educando esses alunos para se libertar e tornarem cidadão capazes. (Ademir de Jesus Freire)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...