terça-feira, 17 de novembro de 2015

A comunidade na escola: a contribuição da família no processo educativo.

Fonte:https://encrypted-tbn2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcT_nA6ggCvV0ZLd4nUhy69kP6o_YcC-tZvWO8j9xFzlRNFi4m5iMA

A descentralização do “poder dos gestores” vem trazer diversas indagações, para o âmbito escolar. Dessa forma a participação da comunidade pode ajuda positivamente a escola e negativamente o ambiente escolar. Sendo assim, como os gestores devem atuar em situações que a comunidade interfira negativamente na instituição e o que a família pode contribuir no processo educativo levando o aluno a se tornar um ser critico e reflexivo no processo educacional? Como os professores devem atuar junto às famílias?

Obs.: Essa postagem tem por finalidade a participação dos alunos do curso de Pedagogia para uma atividade colaborativa (GV GO). Onde devem manter uma discussão saudável para um maior aproveitamento da turma para com o assunto. Os registros de terceiros serão mantidos desde que contribuam com o assunto e não seja ofensivo.

Equipe: Ademir, Adrielle, Aparecida, Dácia, Eli, João Eliton, Jocilene, Maria José, Naiara, Renata, Maria Rosiele, Terezinha.





5 comentários:

  1. o gestor deve ter autonomia para tomar decisões seja ela qual for, a comunidade e a escola devem andar juntos e quem deve fazer a ponte entre escola e comunidade é a escola é o gestor. A família tem como responsabilidade ajudar a escola a fazer do seu aluno pessoas criticas, alunos questionadores e criticos para poderem se tornar cidadãos críticos. O papel do professor é chamar os pais a escola, ou seja, fazer com que a escola e os pais tenham o mesmo objetivo criar pessoas criticas e questionadores. (Maria Rosiele Souza Nascimento)

    ResponderExcluir
  2. A comunidade e a escola devem caminhar juntas no processo educacional, desempenhando no âmbito escolar projetos eficazes que levem os alunos a desenvolverem suas habilidades de forma significativas,e através dessa parceria entre comunidade e escola, o aluno sera capaz de aperfeiçoar seus conhecimentos tornando-se um ser critico e reflexivo.Sendo assim os gestores tem total autonomia para construir uma relação que promova boas experiencias entre comunidade e escola. Os professores devem estar comprometidos a inserir a família na vida educacional dos alunos promovendo assim uma interação que reconhece os valores e leva em consideração a vida familiar dos alunos. Os pais devem ainda estar cientes de suas responsabilidades, atuando assim como papel fundamental no desenvolvimento das potencialidades de seus filhos.


    (EQUIPE: Alana, Dáurea, Elenilda, Janicleia, Laissa, Patrícia e Suzana).

    ResponderExcluir
  3. Ademir de Jesus Freire20 de novembro de 2015 16:30

    Isso se for em uma gestão democrática, em que haja a participação de todos os envolvidos no processo educacional do aluno, ou seja, desde o presidente do conselho escolar aos pais de famílias, todos eles na busca de um bem maior que é ofertar uma educação de qualidade a todos os envolvidos, fazendo com que os alunos se tornem pessoas cíticas, com ideias próprias e inovadoras.E quando falamos de ideias inovadoras o professor é o principal mediador na busca e na construção do conhecimento por parte dos alunos. (Ademir de Jesus Freire)

    ResponderExcluir
  4. É sabido que todos tem direito a educação e, é dever do Estado e da Família proporcioná-la. Portanto, o professor que tem responsabilidade social busca promover relações sociais dentro do ambiente educacional juntamente com os demais profissionais da educação e a comunidade escolar, compreendendo-se, assim, participação democrática da Gestão Escolar. No tocante aos pontos positivos e negativos cabe a todos desse processo de gestão democrática tomarem a responsabilidade para sanar os possíveis problemas que possam surgir. Portanto, somos todos responsáveis pela educação!

    ResponderExcluir
  5. A família juntamente como os membros da comunidade podem ajudar de forma significativa os gestores das escolas, com uma melhor participação.Porém tudo deve ser feito e administrado de forma que agreguem vantagens de aprendizagem a nossas crianças. O gestor tem autonomia de elaborar democraticamente maneiras de interagir socialmente pais e comunidades,é dever de todos cuidar e preservar uma educação de qualidade, tornando os alunos críticos e reflexivos.
    patricia Dias

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...